FME Balneário Camboriú

Balneário Camboriú - SC

Telefone: (47) 3267-7086
E-mail:

Veterano 2022
De 21 de junho a 30 de novembro de 2022

Regulamento

REGULAMENTO TÉCNICO

 

Art.1º - O 15º Campeonato Municipal de Futebol Veterano 2022 tem por objetivo desenvolver o intercambio sócio desportivo entre as comunidades, proporcionando ao público de Balneário Camboriú lazer e entretenimento por meio da prática do futebol.

 

Art.2º - A competição será realizada nas datas, horários e locais determinadas pela Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.

 

Art.3º - A arbitragem ficará sob responsabilidade da entidade vencedora da Licitação de Arbitragem da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú.

Parágrafo Único: Expressamente proibido as equipes participantes vetar, escalar ou interferir nas escalas da Arbitragem. A responsabilidade é total da empresa vencedora da licitação, cabe a Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú fiscalizar e fazer cumprir o que está em contrato.

 

I – DA PARTICIPAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES:

 

Art.4º - A inscrição deverá ser realizada no site da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú (fmebc.sc.gov.br), e deverá ser realizada até as 23:59 do dia 10/06/2022. É proibida a inscrição de novos atletas após esta data.

 

Art.5º - No 15º Campeonato Municipal de Futebol Veterano 2022 somente poderão participar atletas amadores e profissionais inativos, ou seja, SEM CONTRATO de atleta profissional (modalidade campo) a mais de um ano (365 dias). Obs. A reversão do atleta não o habilita participar do campeonato.

 

Art.6º - No 15º Campeonato Municipal de Futebol Veterano 2022 poderão ser inscritos 25 atletas, sendo permitido somente cinco (05) de fora da cidade de Balneário Camboriú ou Camboriú. Os interessados devem anexar a sua inscrição no site da FMEBC o seu RG e Título de Eleitor com emissão mínima de 19/05/2022. Para disputar o campeonato os jogadores devem ter idade de 40 anos completos. Serão aceitos até cinco (05) jogadores com idade entre 37 e 39 anos.

PARAGRAFO ÚNICO: O atleta que não tiver a idade exigida no Regulamento poderá ser inscrito e quando atingir a idade completa poderá participar do campeonato.

Art.7º - A inscrição para o 15° Campeonato Municipal de Futebol Veterano será gratuita e os valores arrecadados (de acordo com regulamento disciplinar da AMFRI) serão revertidos em premiações pras equipes ou revertidos em cestas básicas para entidades filantrópicas.

 

Art.8º - Cada atleta só poderá participar por uma equipe no Campeonato.

 

Art.9º - As equipes deverão obrigatoriamente, apresentar no início da partida somente os seguintes documentos nos dias de jogos ao mesário: carteira de identidade original, habilitação, carteira profissional e passaporte de seus atletas, ou apresentar fotocópia autenticada em cartório ou boletim de ocorrências comprovando perda destes documentos.

 

II – DAS REGRAS

 

Art.10º - Todas as partidas serão jogadas de acordo com as Regras da Internacional Board, publicadas pela FIFA, salvo o que dispuser o contrário este regulamento.

 

Art.11º - Os jogos serão disputados em dois tempos de 40 (quarenta) minutos com intervalo de 15 (quinze) minutos.

§ 1º - Para o início da partida será tolerado 15 minutos para que as equipes se apresentem em condição de jogo antes de decretar o W X O.

Art.12º - Durante a realização dos jogos, os documentos ficarão com o mesário para nova verificação caso haja necessidade.

§ 1º - A não apresentação do documento incapacitará o atleta ou membro da comissão técnica de participar da partida e permanecer nas áreas do campo de jogo.


 

Art.13º - O atleta que receber 03 (três) cartões amarelos ficará suspenso 01 (uma) partida automaticamente.

Parágrafo único: No final da primeira fase os cartões serão zerados. Porem o atleta que for punido com a terceira advertência dentro da mesma fase, ficará suspenso da próxima partida.

 

Art.14º - As substituições serão livres, porém, nenhum atleta substituído poderá retornar a partida.

 

Art.15º - Os atletas poderão entrar na partida a qualquer momento do jogo, desde que estejam inscritos regularmente.

 

Art.16° - É liberado o uso de fitas nos meiões mesmo sendo de cor diferente.

 

Art.17° - É liberado o uso de shorts térmico de qualquer cor.

 

Art.18° - As equipes deverão obrigatoriamente apresentar nos dias de seus jogos 01 (Uma) bola em condições de uso.

 

Art.19° - É proibido atletas, técnicos ou dirigentes permanecerem de chinelo nas áreas do campo de jogo, assim como o porte e/ou consumo de bebidas alcoólicas, cigarro ou qualquer material não condizente com a prática esportiva.

 

Art.20° - Somente será permitida a permanência dentro dos campos os atletas e dirigentes relacionados em súmulas. Qualquer pessoa que não esteja relacionada não poderá permanecer dentro do campo/banco de reservas/vestiários, somente na área da torcida.

 

Art.21º - No caso de ambas as equipes apresentarem-se para o jogo com uniformes de cores iguais ou semelhante, a que estiver relacionado à direita da tabela deverá fazer a troca do mesmo ou usar coletes (com ou sem números). Os coletes são de responsabilidades dos clubes.

Parágrafo Único: Neste caso a equipe terá 15 minutos para efetuar a troca do uniforme. Se não o fizer será declarada vencedora a equipe da esquerda da tabela por W X O.


 


 


 


 


 


 


 

III – DA FORMULA DE DISPUTA

 

Art.22° - Na primeira fase (classificatória) serão formados dois grupos com 08 (oito) equipes cada. As equipes se enfrentam entre si em turno único. Passam para segunda fase os 04 (quatro) primeiros colocados de cada grupo.

 

Na segunda fase (quartas de finais) as equipes se enfrentam em jogo e único e eliminatório. Os melhores colocados na primeira fase (classificatória) tem a vantagem de jogar pelo empate. Nessa fase não existe disputa por pênaltis.

 

Na terceira fase (semifinais) as equipes se enfrentam em jogo e único e eliminatório, sem vantagens de empate. Caso ocorra empate no tempo normal, o vencedor será definido nas penalidades máximas.

Os perdedores da fase semifinal farão uma disputa em jogo único, sem vantagem de empate. Caso ocorra empate no tempo normal, o vencedor será definido nas penalidades máximas.

 

Os vencedores da fase semifinal farão uma disputa em dois jogos (ida e volta), sem vantagens de empate. Caso ocorra empate, o vencedor será definido nas penalidades máximas.

 

IV – DA PONTUAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

Art.23º - Os resultados das partidas darão às equipes os seguintes números de pontos:

 

A) Derrota – zero (0) ponto

B) Empate – um (1) ponto

C) Vitória – três (3) pontos

 

Art.24º - Para definir os 04 (quatro) classificados será utilizado o seguinte critério:

 

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATES

 

A) Maior número de Pontos

B) Maior número de vitórias

C) Maior saldo de gols

D) Maior número de gols marcados

E) Menor número de gols sofridos

F) Menor número de cartões vermelhos

G) Menor número de cartões amarelos

H) Sorteio.

 

 

 

 

V – DA PREMIAÇÃO

 

Art.25º - Ao final do 15° Campeonato Municipal de Futebol Veterano serão oferecidas as seguintes premiações:

 

A) Troféu e medalhas para a equipe campeã.

B) Troféu e medalhas para a equipe vice-campeã.

C) Troféu para o artilheiro da competição.

D) Troféu e medalhas para a equipe 3ª colocada.

E) Troféu para a defesa menos vazada, representado pelo goleiro da equipe.

F) Troféu para o melhor jogador da competição.
G) Troféu para o melhor técnico.

 

 

 




Superintendente: Osmar de Miranda

 

Diretor de Esportes Comunitários: Jorge Roberto Mafra Teixeira

Coordenador de Projetos Esportivos: Camila Abreu

 

 

© 2022 - Fundação Municipal de Esportes - Todos os direitos reservados